Fonte: CNM
Os eleitores que ainda não registraram a biometria junto à justiça eleitoral podem acessar os serviços eleitorais pela internet, por meio do Título Net, até esta segunda-feira, 8 de abril. Depois disso, o eleitor sem as digitais cadastradas terá de comparecer a um cartório eleitoral – até o dia 8 de maio – para poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro.
É possível verificar a situação eleitoral pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis. Para quem for tirar o título pela primeira vez, o cadastro dos dados biométricos é obrigatório, portanto, deve comparecer a um cartório eleitoral.
A Justiça Eleitoral alerta que fazer o pedido apenas pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. Contudo, não ter registro biométrico não impede o eleitor de votar nas eleições municipais. Segundo a Justiça Eleitoral, a biometria confere mais segurança ao voto e pode evitar a formação de filas nas seções eleitorais.
Se o eleitor já cadastrou a biometria, ele pode continuar utilizando os serviços pela internet normalmente.