Fonte: CNM
Os participantes do segundo dia de atividades da capacitação do InovaJuntos debateram as temáticas envolvidas nos quatro eixos do projeto, chamados de cluster. As atividades, que ocorrem na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), contaram com a participação de representantes dos Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos de fronteiras.
Cluster é um termo em inglês que significa aglomerar. No âmbito do projeto, a palavra representa os eixos definidos no InovaJuntos a serem trabalhados pelos integrantes da iniciativa de forma cooperada. A capacitação técnica focou os quatro clusters, são eles:
i – Desenvolvimento Econômico e Inovação;
ii – Desenvolvimento Territorial e Consórcios;
iii – Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; e
iv – Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de acompanhar apresentações das áreas técnicas da CNM. Foram destacados os panoramas, atuação da entidade e como os Municípios podem ser impactados em suas políticas setoriais. Por meio dos especialistas, a Confederação disponibiliza informações e orientações voltados a todos os setores de uma prefeitura, como educação, finanças, meio ambiente e saúde.
Ainda durante a programação, os integrantes dos Municípios portugueses de Cascais, Valongo e Olhão e da Associação Intermunicipal do Algarve (Amal) apresentaram boas práticas locais. O espaço para abordar os acordos de cooperação em andamento possibilitou a identificação das iniciativas mais viáveis para replicar, pois a cooperação internacional é um dos pilares da iniciativa.