No inverno brasileiro, festejos juninos aquecem turismo e incentivam cultura nos Municípios

No inverno brasileiro, festejos juninos aquecem turismo e incentivam cultura nos Municípios
27 de junho de 2024 Brigadeiro Assessoria

Fonte: CNM

O inverno no Brasil começou nesta quinta-feira, 20 de junho. Junto com o frio, típico desta época do ano, os festejos juninos têm movimentado a economia e o turismo em diversas regiões do País. De acordo com um estudo do Kayak, site de buscas por viagem, as buscas por voos para o São João de Campina Grande tiveram aumento de 85%.

Durante o período de São João, a cidade de Campina Grande registra números expressivos, de acordo com o Ministério do Turismo. A expectativa é que haja um crescimento de público para os festejos juninos de 20% em comparação ao ano passado, alcançando mais de 3 milhões de pessoas. Segundo a prefeitura, desde o início da festa, no dia 25 de maio, mais de 30 atrações já passaram pela Vila do Artesão, entre shows musicais e apresentações culturais. Como em todos os anos, o espaço tem atraído turistas de todas as partes do país e ainda promete mais de 20 atrações até o final das comemorações juninas, com entrada gratuita. O encerramento está marcado para o dia 5 de julho.

Outro Município que se destaca pela tradição de celebrar a festa junina é Caruaru, em Pernambuco, que disputa com Campina Grande o título de “O Maior São João do Mundo”. A festa junina realizada em Caruaru também atrai uma multidão de pessoas nesta época do ano. Além das tradicionais quadrilhas e comidas típicas, a festa de São João de Caruaru conta com shows musicais, concursos e a famosa rua do forró.

A festa de Santo Antônio em Barbalha, no Ceará, é uma das mais antigas e tradicionais do Estado. Com quadrilhas, a encenação da guerra de espadas, apresentações culturais e culinária regional. Já na capital Recife (PE) a festa de São João de Capitá é uma festa junina moderna que combina a tradição do São João com shows de artistas nacionais e regionais. Conta com atrações musicais, as tradicionais quadrilhas, comidas típicas e apresentações culturais.

Pernambuco tem ainda a festa de Arcoverde que é considerada um dos principais pólos juninos do Sertão pernambucano. A festa de São João de Arcoverde é conhecida por suas apresentações de quadrilhas, grupos de danças folclóricas, trios de forró e a tradicional queima de fogos. Capitais nordestinas como Salvador (BA) e São Luiz (MA) também terão festejos que movimentaram a economia local.

Cultura
O dia de São João, comemorado em 24 de junho, tem seus festejos estendidos não apenas pelo mês de junho, mas também por julho. Em diversas regiões do Brasil, é uma das festividades mais esperadas do calendário anual. A preparação para as festas juninas envolve um ciclo produtivo que mobiliza diversas cadeias produtivas. Desde a confecção de roupas típicas e adereços até a produção de alimentos e a organização de eventos, muitas pequenas e médias empresas se beneficiam desse período. Além disso, o São João proporciona oportunidades de emprego temporário, contribuindo para a geração de renda e para a movimentação econômica nas comunidades.

O São João é uma celebração que transcende o tempo, conectando gerações através de tradições que refletem a identidade cultural do Brasil. Celebrar São João é celebrar a diversidade, a alegria e a exuberância cultural do Brasil, reafirmando a relevância dessas tradições para o desenvolvimento social e econômico de nossos Municípios.

A Lei 14.900/2024 oficializou a quadrilha junina como manifestação cultural nacional, um marco significativo para a cultura brasileira. A Lei reconhece o valor da cultura e suas tradições, além de impulsionar ainda mais o turismo cultural, atraindo visitantes não apenas do Brasil, mas também do exterior, interessados em vivenciar essa autêntica expressão da cultura brasileira. Com maior visibilidade e apoio, os municípios podem desenvolver infraestruturas e programas culturais que enriquecem a experiência dos turistas e valorizam ainda mais a festa.