Fonte: CNM
Prefeitos estão pedindo o engajamento da população na campanha Novembro Azul. A iniciativa, que conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), pretende conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de homens com mais de 45 anos realizarem os exames de prevenção da doença, que é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.
Em entrevista à Rádio CNM, o prefeito de Maragogi (AL) e também médico, Fernando Lira, pediu o engajamento da população. “A gente incentiva agora no Novembro Azul os homens que possam procurar os urologistas, as pessoas mais habilitadas a fazer a investigação”, disse.
Também médico, o prefeito de Veranópolis (RS), Waldemar de Carli, lembrou que buscar cedo um profissional pode salvar vidas. “A grande vantagem é que o câncer de próstata tem prevenção”. No Brasil, estima-se que ocorrerão 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Somente no ano passado, foram registrados 15.841 óbitos.
Grupo de risco
De acordo com o Ministério da Saúde, a idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Também pode ser destacada a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata. Ouça a íntegra dos depoimentos que os prefeitos concederam à Rádio CNM.